Os técnicos do Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano (CONBASF), Alberto Junior e Jislaine Lima visitaram a Secretaria de Meio Ambiente de Nossa Senhora da Glória para tratar de ações que serão desenvolvidas durante o ano de 2023.
O secretário de meio ambiente, Abrãao Linconl, afirmou sobre o desejo da prefeita Luana Oliveira, de encerrar, o mais breve possível, as atividades do lixão do município. Mas, para isso, é necessário que haja um planejamento da Secretaria junto ao Consórcio. Dessa forma, foram listadas uma série de providências a serem tomadas, dentre elas, a principal, a implementação da coleta seletiva.
Para dar início ao processo da coleta, o município vai seguir um plano de capacitação de multiplicadores ambientais que atuarão na divulgação sobre as práticas corretas para a separação dos resíduos, de forma a colaborar, não apenas com a coleta seletiva, mas também com os projetos que devem ser implementados ainda este semestre, com a participação do CONBASF.
De acordo com o técnico Alberto Junior, com a implantação da coleta seletiva, os catadores que atuam no lixão serão deslocados para realizar o trabalho seletivo dos resíduos, e o município vai reduzir os custos operacionais, a partir do momento que a gestão adotar a destinação adequada dos resíduos sólidos.
Na oportunidade, os técnicos e o secretário também trataram sobre o licenciamento simplificado pela gestão municipal, fato que deve se tornar realidade ainda no primeiro semestre, beneficiando a atividade comercial de toda Nossa Senhora da Glória, considerada um grande polo econômico do sertão sergipano.