Uma parceria entre o Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano (CONBASF), as prefeituras municipais dos municípios consorciados e a empresa especializada em logística reversa, ECOTI Ambiental, viabilizou a instalação de pontos de coleta de resíduos eletrônicos em vários municípios do Baixo São Francisco.
Os resíduos eletrônicos são recolhidos através das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e encaminhados para a empresa ECOTI Ambiental, responsável pela destinação final dos resíduos.
A empresa segue as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos, dando tratamento aos resíduos de acordo com o tipo de material. Os resíduos podem ser reutilizados e reciclados, ou ainda passar pelo processo de descontaminação, recuperação química, recuperação energética, coprocessamento, incineração e enviado ao aterro sanitário.
Os pontos de coleta recolhem os resíduos eletrônicos, como amplificadores de áudio; aparelhos de barbear e aparelhos de cuidado com o corpo; TVs; aspiradores de pó; balanças; câmeras fotográficas digitais; carregadores em geral; cartucho de tintas ou toner; churrasqueiras elétricas; equipamentos de informática; panelas de arroz e de pressão elétricas; entre outros aparelhos. No entanto, é importante salientar que os pontos não recolhem lâmpadas, pilhas e baterias.
Municípios que já instalaram o ponto de coleta de Resíduos Eletrônicos:
Japoatã
Sede da Secretaria de Meio Ambiente, Rodovia de acesso a Japoatã (SE204), S/N.
Nossa Senhora da Glória
Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Campus Sertão
Capela
Loja David Games e Celulares, Praça Manoel Cardoso Souza, S/N.
Feira Nova
Colégio Estadual Maria Montessori
Cedro
Sede da Secretaria de Meio Ambiente, no Centro Cultural, Rua Augusto Maynard, S/N, Cedro de São João/SE.
Monte Alegre
Ecoponto da Cooperativa COOPALEGRE, Rua Oliveira Chaga, 371, Monte Alegre/SE.