A convite da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Malhada dos Bois, o Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano (CONBASF) realizou em parceria com a Prefeitura do município, uma audiência na Câmara de Vereadores de Malhada, com a presença de geradores de resíduos sólidos para tratar sobre a destinação correta dos resíduos.
A audiência contou com a presença de vereadores, comerciantes, representantes de órgãos públicos e da indústria farmacêutica. Na oportunidade, a superintendente do CONBASF, Anne Grazielle, e o técnico Alberto Júnior, ressaltaram sobre a importância dos comerciantes no processo de redução do impacto ambiental através da destinação correta dos resíduos por meio da coleta seletiva.
Durante a audiência também pautaram sobre a inclusão dos catadores de materiais recicláveis no processo de gestão de resíduos sólidos, através da implementação da coleta seletiva; sobre o encerramento do lixão do município e sobre a cobrança de taxa do lixo, lei instituída pelo governo federal para que todos os municípios brasileiros passem a realizar a cobrança da taxa de manejo de resíduos sólidos.
“Informamos o processo de implementação da coleta seletiva, bem como a inclusão dos catadores. Serão vários momentos de capacitações e de mobilizações para essa implantação. A gente vai adquirir recursos para a compra de carrinhos e equipamentos para os catadores, e o município se comprometeu a alojar os catadores em um espaço para dar início ao trabalho de coleta seletiva na área urbana”, detalhou a superintendente.