Representando o Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano (CONBASF), a superintendente Anne Grazielle e técnicos participaram, nesta segunda-feira, 13, de reunião promovida pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), em parceria com o Ministério Público de Sergipe (MPSE), com o objetivo de orientar os consórcios públicos de Resíduos Sólidos sobre a elaboração dos Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADs) para encerramento dos lixões no estado.
O presidente da Adema, George Trindade, ressaltou que o encontro teve a finalidade de tornar mais simples e célere o processo de licenciamento que envolve a questão do encerramento dos lixões e, para isso, apresentaram a minuta do Termo de Referência, aberta para sugestões até o dia 17, que será publicada a versão final no dia 24.
De acordo com a Adema, os Termos de Referência poderão servir para os municípios, como base para licenciar os PRADs e os Pátios de Compostagem. Para a superintendente Anne, o encontro foi importante para promover o engajamento e a participação de diferentes atores envolvidos na recuperação de áreas degradadas.
“Esses encontros permitem a troca de conhecimentos, experiências e perspectivas, facilitando a colaboração e a construção de soluções conjuntas para restaurar e preservar as áreas dos lixões desativados”, ressaltou Anne.