O superintendente do Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco (CONBASF), Mario Rosa, assinou com o secretário de Estado do Turismo, Manoel Franco Neto, e a gerente do contrato, Thassia Luiza, na manhã de quinta-feira, 13, Termo de Cooperação Técnica para realização dos Projetos Executivos de Aterros Sanitários Incluindo Centrais de Triagem e Compostagem. Inicialmente foi entregue o produto 3A, 3B, 3C e 3D dos Aterros que ficarão em Canindé de São Francisco e Japaratuba.
Os itens que integram o produto 3 são os Relatórios dos Serviços Topográficos e dos Estudos Geotécnicos, o Anteprojeto dos Equipamentos de Manejo de Resíduos Sólidos e Estudos Ambientais Específicos. Até o final de Julho os outros itens no plano de trabalho serão entregues ao consórcio e a execução dos projetos terá um prazo de dois anos, a partir da assinatura do termo, para sua execução. Os recursos para elaboração desses projetos foram oriundos do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) com contrapartida do Governo do Estado
A gerente Thassia explicou que o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), com suas ações, “visa o fortalecimento de áreas turísticas por meio do saneamento básico como forma de minimizar impactos ambientais provocados pelos lixões, além de contribuir com a saúde pública e permite geração de renda por meio da reciclagem”.
O objetivo do termo, segundo Mário Rosa, é eliminar os 52 lixões e beneficiar os 28 municípios atendidos pelo Consórcio. “Essa é uma ação pioneira que integrará os demais processos de implantação de centrais de triagem já desenvolvidos pelo consórcio, aumentando a reciclagem e fazendo a destinação adequada dos resíduos do baixo São Francisco”, salientou.