Na manhã desta terça-feira, 14, o técnico do CONBASF, Alberto Junior, participou de reunião na Prefeitura Municipal de Poço Redondo, juntamente com a assessoria jurídica e representantes das secretarias municipais, com o objetivo de apresentar propostas que possibilitem a inclusão dos catadores de materiais recicláveis na implementação de um projeto de coleta seletiva no município. A previsão é de que o projeto seja implantado antes mesmo do encerramento das atividades dos lixões.
O engenheiro do CONBASF, Alberto Junior, ficou responsável pela elaboração do projeto que deve contemplar itens necessários para a execução da coleta seletiva do município, a exemplo de fardamentos, equipamentos de proteção, veículo, dentre outros materiais. “Este projeto deverá ser encaminhado à Corregedoria do Estado, para possível contemplação, uma vez constatada a escassez de recursos, que a maioria dos municípios do Baixo São Francisco apresenta”, salientou o engenheiro.
Como parte do projeto, o município também promoverá ações de educação ambiental, começando pelo o exemplo da própria gestão, que fará a separação dos resíduos sólidos descartados pelos órgãos municipais e serão destinados para a Associação de Catadores de Recicláveis do Município. As ações orientativas e de educação ambiental visam instruir a população sobre a necessidade da separação dos resíduos.
Participaram da reunião, o diretor de Meio Ambiente, José Messias, a secretária de Educação, Selma Nunes, o secretário de Turismo, João Augusto, a secretária de Assistência Social, Taislane Melo, a bióloga Daniela Carvalho, a assessora jurídica Rodjane Alves e estagiários do setor jurídico.
ASCOM/CONBASF