Em mais uma semana de atividade, o CONBASF esteve no município de Cedro de São João, na última semana, para participar de um bate papo com os catadores que fazem parte da Cooperativa Compartilhada de Materiais Recicláveis de Cedro, Malhada dos Bois e São Francisco, com o objetivo de falar sobre a importância da união dos catadores e o papel do cooperativismo neste processo.
Na oportunidade, os técnicos do Consórcio explanaram sobre a adesão livre e voluntária; gestão democrática; participação econômica; autonomia e independência; educação; formação e informação; e cooperação.
A técnica do CONBASF, Jislaine Lima, disse que a atividade foi bastante proveitosa e esclarecedora. Além do bate papo, os trabalhadores receberam fardamentos. “Foi uma manhã de muito conhecimento e trocas, onde explicamos a necessidade da união dos cooperados para que, com os mesmos objetivos e interesses, busquem o desenvolvimento econômico e social por meio da colaboração e da ajuda mútua”, disse a técnica.
“A ideia do cooperativismo é unir pessoas em torno de um objetivo comum, onde todos ganham, diferentemente da visão individualista dos cooperados que atuam sozinhos. O cooperativismo aposta na reciprocidade como vantagem competitiva”, acrescentou Jislaine.